Indicadores financeiros são fundamentais para negócios que almejam chegar ao sucesso, independente do seu porte ou segmento.
Os indicadores são capazes de mostrar se a sua empresa está no caminho certo, servindo como base para decisões estratégicas e assertivas.
Veja alguns exemplos de informações que os indicadores podem apresentar:
- Quanto uma empresa faturou em determinado período e a evolução do seu faturamento;
- Quais os principais custos dos negócios;
- Quais são os investimentos com maior taxa de retorno;
- Qual a previsão de caixa da empresa para períodos futuros;
- Qual a margem de lucro dos negócios;
- Dentre outras informações relevantes.
Não tenha dúvidas, com o apoio dos indicadores certos, você tomará melhores decisões como empresário e empreendedor.
O que são indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros representam de forma gráfica ou matemática, métricas que servem como base e referência para o acompanhamento de desempenho dos negócios e tomada de decisões importantes.
Também chamados de KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho), eles são utilizados pelos gestores que desejam acompanhar o andamento dos seus negócios e também por outras partes interessadas, como investidores, potenciais investidores e instituições financeiras.
Por meio de tais indicadores, é possível descobrir, dentre outros itens, se determinada empresa é lucrativa e promissora.
Principais indicadores financeiros
Você já sabe o que significa um indicador financeiro e como eles são úteis para o desenvolvimento e gestão dos negócios. Sendo assim, é hora de conferir os indicadores que você não pode deixar de acompanhar de perto.
1.Faturamento
Esse é um dos mais básicos, mas também um dos mais importantes indicadores do meio empresarial. Qual foi o faturamento da sua empresa no último mês e nos últimos 12 meses? Você possui essa informação?
Conhecer o faturamento é primordial para entender os rumos do negócio e o desempenho em vendas. No entanto, esse não é o único indicador que você deve acompanhar.
Encontrar o resultado do faturamento é muito fácil, basta utilizar a seguinte função:
Faturamento bruto = Preço de venda x Quantidade vendida
2.Ponto de equilíbrio (break even point)
O indicador de ponto de equilíbrio ou break even point, tem por objetivo, demonstrar para os gestores e empreendedores o ponto zero das finanças empresariais, ou seja, o valor que a empresa precisa faturar para ficar no popular “zero a zero”.
Para calcular o ponto de equilíbrio, basta utilizar a seguinte função:
Ponto de equilíbrio = Custos e despesas fixas ÷ Margem de contribuição
3.Margem de lucro
Outro indicador financeiro de grande relevância no mundo dos negócios é o de margem de lucro. Imprescindível para formação de preços, esse indicador pode ajudar você a encontrar o preço certo para os seus produtos e serviços.
O indicador de margem de lucro pode ser encontrado por meio da seguinte função:
Margem bruta = Lucro bruto / Receita líquida x 100
4.Margem de contribuição
A margem de contribuição demonstra o valor que sobra para empresa em cada venda, após o pagamento dos custos com produção / aquisição de produtos e impostos.
Esse valor deve ser suficiente para pagar as despesas fixas da empresa como aluguel, água, luz, telefone e folha de pagamento, além de constituir o lucro do negócio.
O indicador pode ser encontrado por meio da seguinte função:
Margem de contribuição = Faturamento – (Custos relacionados à produção + Despesas relacionadas à produção)
5.Lucratividade
O indicador de lucratividade demonstra quanto uma empresa efetivamente lucrou após subtrair do resultado de vendas, todos os custos e despesas do negócio.
A fórmula utilizada para o seu cálculo é a seguinte:
Lucratividade = Lucro líquido / Receita líquida x 100
Deseja saber mais? Conte com o apoio e assessoria do time de especialistas da Coan Digital.
Nosso objetivo é aumentar a performance e o desempenho financeiro dos nossos clientes, contribuindo para o sucesso dos seus negócios.