O controle de contas eficiente é um elemento fundamental para garantir uma boa gestão financeira. Além de ser a melhor forma de manter a saúde financeira do negócio, uma vez que envolve o recolhimento e análise de todos os dados das movimentações financeiras.
Veja com esse artigo como a Coan explica a melhor forma de realizar esse controle com assertividade, garantindo bons resultados e o crescimento do negócio.
O que é um controle de contas eficiente?
O controle de contas eficiente consiste no acompanhamento efetivo de toda a movimentação financeira realizada pela empresa. Ou seja, monitora todas as entradas e saídas que geram o fluxo de caixa das atividades do negócio.
De fato, uma boa gestão de contas permite que a empresa tenha conhecimento e controle de onde estão sendo utilizados os recursos da empresa. Assim como é possível avaliar a sua capacidade para saldar os compromissos no prazo de vencimento.
Desse modo, os principais benefícios de um controle de contas eficiente são os seguintes:
1 – Ter conhecimento e controle de todas as movimentações do fluxo de caixa;
2 – Acompanhar a disponibilidade de capital de giro para saldar com os compromissos;
3 – Evitar o pagamento de multas e juros por atrasos nos pagamentos;
4 – Melhores condições para negociar descontos e prazos;
5 – Maior controle sobre os clientes inadimplentes.
Como fazer um controle de contas eficiente na sua empresa?
A implementação de um controle de contas eficiente gera para a empresa vantagens financeiras e melhoria dos processos internos. Veja a seguir os principais passos para adotar um controle de contas assertivo:
1 – Todas as movimentações de entrada e saída, independente do valor, devem ser registradas com todas as informações necessárias;
2 – O fluxo de caixa deve ser acompanhado diariamente, pois permite verificar se foi feito alguma despesa que não estava prevista, assim como observar a entrada de recursos antecipados;
3 – Para uma boa gestão de contas é essencial ter os custos estruturados em centros, sendo uma forma eficiente para fazer a alocação correta desses gastos. Nesse sentido, tanto pode ser por meio dos setores quanto das filiais e matriz;
4 – A inadimplência deve ser monitorada de perto, sendo necessário mensurar os índices de inadimplentes e desenvolver uma política consistente de cobrança;
5 – Utilize os softwares de gestão financeira que facilitam todo o processo interno da empresa, além de garantirem maior assertividade nos controles realizados. Isso sem falar nas vantagens obtidas com os relatórios gerenciais disponibilizados.
Dicas para um controle de contas eficiente
1 – Elabore um planejamento financeiro para servir de base para a gestão de contas, além de permitir os meios para alcançar os objetivos e metas estabelecidos;
2 – Adote indicadores de desempenho (KPIs) para aprimorar a gestão das suas contas, pois permitem acompanhar a evolução das atividades desenvolvidas. Desse modo, a empresa tem como avaliar as suas ações e identificar os pontos que precisam de melhorias.
Dentre os indicadores financeiros, os mais indicados para o controle de contas eficiente são os seguintes:
- Receita Bruta;
- Margem de lucros líquida;
- Custos fixos e variáveis;
- Nível de endividamento;
- Ponto de equilíbrio;
- Giro de estoque;
- Liquidez corrente;
- Margem de contribuição;
- Rentabilidade;
- Lucratividade.
Portanto, um controle de contas eficiente permite que a empresa possa gerenciar o seu negócio de forma assertiva, garantindo a rentabilidade e lucratividade da empresa.
Se gostou desse artigo e quer obter mais informações sobre o assunto, acesse o site da Coan para ler os nossos outros artigos.