A gestão financeira mais estratégica é um dos pilares para o sucesso de um empreendimento. Não importa o ramo de atuação e nem o porte da empresa, todas necessitam de um direcionamento assertivo dos recursos financeiros do negócio.
Por isso, a Coan Digital escreveu esse artigo para explicar quais as melhores formas para implementar a gestão financeira de modo estratégico. Sem dúvida, são algumas orientações que as empresas já estão colocando em prática e gerando bons resultados.
Como funciona a gestão financeira mais estratégica?
De uma maneira simples, a gestão financeira mais estratégica envolve todas as ações para gerir os recursos empresariais a curto, médio e longo prazo. Ou seja, parte de uma visão mais ampla do negócio, tendo em vista os objetivos e metas a serem alcançados.
Além do objetivo de elevar a lucratividade, é preciso pensar de forma estratégica para agregar valor ao negócio e garantir a saúde financeira do empreendimento. Nesse sentido, implica no gerenciamento de todos os processos financeiros de forma otimizada.
Para isso, é fundamental o uso das ferramentas digitais para a gestão financeira, que facilitam toda a dinâmica das rotinas e operações de toda a empresa. Por exemplo, a adoção do ERP, um sistema de gestão integrada, oferece os seguintes benefícios:
- Alinhamento estratégico de todas as áreas;
- Automatização dos processos;
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade;
- Monitoramento das vendas e da equipe.
Como também, uma gestão financeira mais estratégica pode ser desenvolvida a partir da contratação de um BPO Financeiro, ou seja, a terceirização dos processos de negócios. Pois, a empresa passa a ter uma gestão eficiente de todas as suas rotinas da área.
Além de contar com a geração de indicadores de desempenho financeiro, em tempo real e mais rápida, subsídios para o processo de tomada de decisão. Com isso, ocorre uma melhoria dos resultados, impulsionando o crescimento da empresa.
Dicas de gestão financeira mais estratégica no dia a dia
Para uma gestão financeira mais estratégica no dia a dia, existem algumas dicas que são essenciais e favorecem a melhoria dos processos e dos resultados. Veja a seguir:
1 – Gestão eficiente para reduzir a inadimplência
A inadimplência é uma questão que afeta diretamente a saúde financeira da empresa. Por isso, é de fundamental para uma gestão financeira mais estratégica adotar um gerenciamento assertivo para manter a situação de adimplência.
Isso pode ser feito através de descontos e parcelamentos de débitos, dentre outras possibilidades. De fato, o que importa é encontrar as formas para assegurar o recebimento em dia dos clientes.
2 – Adote metodologias de gestão empresarial
Com as metodologias de gestão é possível obter uma visão mais ampla e consistente do negócio e das suas potencialidades. Desse modo, favorece para uma tomada de decisão mais estratégica e respaldada em informações relevantes e em tempo real.
Existem diversas ferramentas para gestão de negócios, tais como:
Ciclo PDCA
É um conceito ligado a melhoria contínua, que segue as quatro etapas indicadas pela sigla em inglês: Planejar (P), Fazer (D), Checar (C) e Agir ou Ajustar (A).
Matriz Swot
É uma metodologia para o planejamento estratégico, usando a análise de cenários para a tomada de decisão. Sendo desenvolvida a partir de quatro fatores, que constituem a sigla em inglês: Forças (S), Fraquezas (W), Oportunidades (O) e Ameaças (T).
Metodologia Ágil
Constitui-se como ações para gerar entregas rápidas, de qualidade e alinhadas às demandas do cliente e da empresa. Para isso, usa de inspeção e adaptações frequentes.
Se gostou desse artigo e quer obter mais informações para uma gestão financeira mais estratégica do seu negócio, acesse o site da Coan para ler os nossos outros artigos