A gestão financeira mais estratégica é um dos pilares para o sucesso de um empreendimento. Não importa o ramo de atuação e nem o porte da empresa, todas necessitam de um direcionamento assertivo dos recursos financeiros do negócio.

Por isso, a Coan Digital escreveu esse artigo para explicar quais as melhores formas para implementar a gestão financeira de modo estratégico. Sem dúvida, são algumas orientações que as empresas já estão colocando em prática e gerando bons resultados.

 

Como funciona a gestão financeira mais estratégica? 

De uma maneira simples, a gestão financeira mais estratégica envolve todas as ações para gerir os recursos empresariais a curto, médio e longo prazo. Ou seja, parte de uma visão mais ampla do negócio, tendo em vista os objetivos e metas a serem alcançados.

Além do objetivo de elevar a lucratividade, é preciso pensar de forma estratégica para agregar valor ao negócio e garantir a saúde financeira do empreendimento. Nesse sentido,  implica no gerenciamento de todos os processos financeiros de forma otimizada.

Para isso, é fundamental o uso das ferramentas digitais para a gestão financeira, que facilitam toda a dinâmica das rotinas e operações de toda a empresa. Por exemplo, a adoção do ERP, um sistema de gestão integrada, oferece os seguintes benefícios:

 

  • Alinhamento estratégico de todas as áreas; 
  • Automatização dos processos;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Monitoramento das vendas e da equipe. 

 

Como também, uma gestão financeira mais estratégica pode ser desenvolvida a partir da contratação de um BPO Financeiro, ou seja, a terceirização dos processos de negócios. Pois, a empresa passa a ter uma gestão eficiente de todas as suas rotinas da área.

Além de contar com a geração de indicadores de desempenho financeiro, em tempo real e mais rápida, subsídios para o processo de tomada de decisão. Com isso, ocorre uma melhoria dos resultados, impulsionando o crescimento da empresa.

 

 

Dicas de gestão financeira mais estratégica no dia a dia 

Para uma gestão financeira mais estratégica no dia a dia, existem algumas dicas que são essenciais e favorecem a melhoria dos processos e dos resultados. Veja a seguir:  

 

1 – Gestão eficiente para reduzir a inadimplência 

A inadimplência é uma questão que afeta diretamente a saúde financeira da empresa. Por isso, é de fundamental para uma gestão financeira mais estratégica adotar um gerenciamento assertivo para manter a situação de adimplência.

Isso pode ser feito através de descontos e parcelamentos de débitos, dentre outras possibilidades. De fato, o que importa é encontrar as formas para assegurar o recebimento em dia dos clientes.

 

2 – Adote metodologias de gestão empresarial 

Com as metodologias de gestão é possível obter uma visão mais ampla e consistente do negócio e das suas potencialidades. Desse modo, favorece para uma tomada de decisão mais estratégica e respaldada em informações relevantes e em tempo real.

Existem diversas ferramentas para gestão de negócios, tais como: 

 

Ciclo PDCA

É um conceito ligado a melhoria contínua, que segue as quatro etapas indicadas pela sigla em inglês: Planejar (P), Fazer (D), Checar (C) e Agir ou Ajustar (A).  

 

Matriz Swot 

É uma metodologia para o planejamento estratégico, usando a análise de cenários para a tomada de decisão. Sendo desenvolvida a partir de quatro fatores, que constituem a sigla em inglês: Forças (S), Fraquezas (W), Oportunidades (O) e Ameaças (T).

 

Metodologia Ágil 

Constitui-se como ações para gerar entregas rápidas, de qualidade e alinhadas às demandas do cliente e da empresa. Para isso, usa de inspeção e adaptações frequentes.

 

Se gostou desse artigo e quer obter mais informações para uma gestão financeira mais estratégica do seu negócio, acesse o site da Coan para ler os nossos outros artigos