Apesar de ser considerada uma ferramenta fundamental para que líderes e gestores possam avaliar o desempenho das suas empresas durante o ano, muitas organizações não sabem como organizar as finanças para o fechamento de um exercício.
Diante da importância do fechamento de exercício e da dificuldade encontrada por muitas empresas para organizar suas finanças para esse momento, a Coan separou algumas dicas que consideramos indispensáveis, confira!
1.Realize uma conciliação bancária
A realização de uma conciliação bancária é um dos primeiros passos da organização financeira para o fechamento de um exercício.
Com o apoio da conciliação bancária, gestores, contadores e administradores podem identificar se todos os lançamentos presentes nos extratos bancários da empresa foram registrados corretamente no sistema de gestão financeira.
Caso existam inconsistências nos lançamentos, esse é o momento de aplicar as correções para garantir a fidelidade do fechamento de exercício à realidade.
2.Realize a escrituração de movimentos fiscais e contábeis
Durante o ano, as empresas realizam uma série de movimentações, incluindo compras, vendas, investimentos, contratação de empréstimos e financiamentos.
Diante disso, é fundamental que se realize uma escrituração completa de movimentos fiscais e contábeis.
Todas as transações que envolvam ativos, passivos e recursos financeiros precisam ser corretamente contabilizadas para o fechamento do exercício.
3.Organize as contas a pagar e a receber
Dentre as etapas mais importantes quando o assunto é, organizar as finanças para o fechamento de um exercício, diz respeito às contas a pagar e a receber.
Para alcançar o sucesso e os resultados esperados para o próximo ano, é fundamental que a sua empresa mantenha os controles de contas a pagar e a receber organizados e em dia.
Além de auxiliar no fechamento de exercício, um contas a pagar e a receber organizado será útil para melhorar a gestão financeira dos seus negócios para o próximo ano.
4.Calcule e avalie os resultados do negócio
Após organizar as contas a pagar e a receber, escriturar as movimentações fiscais e contábeis e realizar uma conciliação bancária detalhada, é hora de apurar os resultados do negócio.
Nas etapas anteriores, você organizou e reuniu todos os dados financeiros e contábeis da sua empresa para o exercício que está se encerrando. Sendo assim, agora é hora de realizar os cálculos e apurar os resultados (lucro/prejuízo).
Identificar os resultados alcançados pela sua empresa durante o ano, é fundamental para que seja possível realizar ajustes e identificar pontos de melhoria para o próximo exercício.
Com a organização das finanças, você poderá ter acesso a diversos relatórios, dentre eles,
- DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício;
- DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa;
- Balanço do Exercício.
Por sua vez, esses relatórios serão ferramentas essenciais para o planejamento do próximo ano e tomada de decisões.
Conheça a Coan Digital e Financeiro
Procurando apoio especializado para organizar as finanças para o fechamento de um exercício? Conte com a Coan Digital e Financeiro.
Nosso objetivo é melhorar a estrutura financeira dos seus negócios, aumentar a performance e contribuir para o sucesso da sua empresa!