Você sabe quais são os erros do fechamento contábil mais cometidos? Esse é um assunto que interessa muito a contadores, mas também a empresários.

Isso porque a contabilidade é uma das áreas mais importantes da administração de uma empresa. Qualquer erro cometido pode acabar gerando prejuízos.

Pensando na gravidade que esse assunto pode ter, hoje, Coan Digital e Financeiro decidiu escrever sobre os principais equívocos que podem ser cometidos em um fechamento.

 

1. Contabilizar o que ainda não entrou em caixa

Um dos principais erros do fechamento contábil cometidos durante o processo, é subestimar pagamentos atrasados. Valores que deveriam ter entrado, mas não entraram.

Nem sempre é possível saber o motivo por trás da inadimplência dos clientes. Também é quase impossível prever quando um cliente deixaria de cumprir suas obrigações.

No entanto, isso não é o mais importante. A questão é que, se o dinheiro não entrou na conta no dia esperado, este não deve ser contabilizado no fechamento.

Por outro lado, se esses valores que não entraram no caixa forem considerados, a visão sobre a real condição da empresa se tornará completamente deturpada.

Isso, por outro lado, levará a erros administrativos graves. Tomadas de decisão ruins podem acabar sendo tomadas com base em recursos que não existem.

 

2.Fazer lançamentos sem um padrão

Outro dos erros do fechamento contábil mais comuns, é fazer lançamentos sem ter um padrão definido. Todavia, para ter um padrão, é necessário ter os documentos organizados.

Separe todos os documentos necessários para os lançamentos em categorias diferentes. Algumas sugestões são:

  • Documentos de entrada;
  • Documentos de saída;
  • Comprovantes relacionados a investimentos;
  • Itens relacionados a gestão do pessoal;
  • Notas fiscais de fornecedores;
  • Entre outras possíveis categorizações.

Claro que algo que também auxilia bastante com essa organização é colocar os documentos em ordem cronológica. Ainda mais com um alto volume de fluxo de caixa.

 

3.Não respeitar o período do fechamento contábil

Entre os erros do fechamento contábil mais comuns cometidos é a insistência em não respeitar um período definido para fazer o fechamento da contabilidade.

Lembre-se que, não importa se o fechamento contábil é feito de forma mensal, trimestral ou até mesmo anual, o importante é respeitar essa periodicidade.

Apenas com o devido respeito aos períodos de apuração é que será possível acompanhar com maior precisão a evolução da empresa ao longo do tempo e traçar boas comparações.

Vale destacar que quanto mais organizado for o período de apuração, mais eficiente ela será. Se por exemplo esta for mensal, por que não fazê-la sempre na primeira quinzena?

 

4.Negligenciar o uso de tecnologia

Para finalizar, o maior entre todos os erros do fechamento contábil que pode ser cometido é não fazer uso de soluções tecnológicas que ajudem e agilizem o processo todo.

Em pleno 2022 você não precisa mais fazer todos os lançamentos e apuração de forma manual. Hoje em dia existem vários softwares próprios para isso.

Isso sem contar que cada vez mais a área contábil avança tecnologicamente e mais soluções são criadas e implantadas, tudo para simplificar a vida do contador.

Gostou de saber sobre os erros do fechamento contábil? Então aproveite e ponha o blog da Coan Digital e Financeiro na sua lista de favoritos.