Você sabe o que é o Ciclo Financeiro e qual a sua importância para a gestão dos seus negócios?

Conhecer o significado e entender na prática como funciona um ciclo financeiro é essencial para a gestão de todo e qualquer negócio.

Portanto, se você ainda não conhece o ciclo financeiro e como ele pode ser importante para a sua empresa, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é o Ciclo Financeiro?

Para prestar um serviço ou vender um produto, uma empresa precisa de insumos, de matéria prima, enfim, de recursos de terceiros, que são os fornecedores.

Esses insumos podem ou não ser usados de imediato para a operação da empresa. Caso não sejam usados, eles vão para o estoque por alguns dias.

Uma vez que a empresa tem tudo que ela precisa, ela pode prestar o serviço ou produzir o produto. Lembre-se: o pagamento dos insumos pode ocorrer no futuro

Em seguida, decorre o tempo da produção do produto ou serviço. Mas não é porque o produto ou o serviço é entregue, que o pagamento é imediato. 

Portanto, o ciclo financeiro compreende toda a cadeia entre o pagamento da aquisição dos insumos, o tempo da produção do produto ou serviço e o recebimento pelas vendas.

De forma resumida nós temos os seguintes dados:

  • Dia em que a matéria-prima é adquirida;
  • Prazo médio em dias da estocagem da matéria-prima (PME), que pode ser 0;
  • Prazo médio em dias do pagamento da matéria-prima (PMP);
  • Prazo médio em dias da produção do produto ou serviço;
  • Prazo médio em dias do recebimento pelo produto ou serviço (PMR).

Diferença entre Ciclo Operacional e Financeiro

Quando se entende os caminhos que os recursos financeiros de uma empresa fazem, surge a dúvida se este ciclo tem a ver com o Ciclo Operacional. 

De fato, ambos estão relacionados, mas são calculados de forma diferente. 

  • Cálculo do Ciclo Financeiro = PMP + PMR – PME.
  • Cálculo do Ciclo Operacional = (PME) + prazo médio da produção do produto ou serviço + (PMR).

Ciclo negativo e positivo

Também existe o conceito de Ciclo Financeiro negativo e positivo, no entanto, apesar do nome, o significado de ambos quer dizer o contrário do que se implica.

Basicamente, o ciclo positivo é o mais comum e acontece quando a empresa precisa pagar os seus fornecedores antes de conseguir receber dos clientes.

Já o ciclo negativo, descreve o oposto, ou seja, quando a empresa tem caixa porque recebeu de seus clientes ou por ter uma reserva, e só depois paga os fornecedores.

Importância do Ciclo Financeiro

Compreender como o dinheiro de uma empresa circula entre os seus processos é fundamental para ser capaz de saber como melhorar a sua alocação. 

Para tornar esse ciclo melhor, todavia, é preciso negociar com fornecedores e clientes as melhores datas de pagamento e recebimento, adiantando receitas e adiando despesas.

Claro que cada tipo de empresa tem uma situação diferente. Nem sempre ter um ciclo positivo é ruim, caso esteja previsto e planejado.

Buscando um parceiro para te auxiliar na a gestão financeira do seu negócio? Conte com a Coan Digital Entre em contato conosco!